Jogos Corporativos

Um jogo contribui para autoconhecimento e autodesenvolvimento? A resposta é: SIM!

A gamificação (em inglês “ gamification”) tem marcado presença em praticamente tudo o que fazemos em nossas vidas e significa o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.

A origem do termo “gamificação” vem de um programador e inventor britânico, Nick Pelling, que o cunhou em 2002. A ideia de Nick era que conceitos e mecânicas do mundo dos games poderiam ser aplicadas em contextos do mundo real e motivar as pessoas a resolverem problemas. Uma das principais motivações do uso da gamificação é que as pessoas se perguntam “por que o que eu estou fazendo não pode ser divertido?”

Atualmente os locais que mais fazem uso da gamificação são grandes empresas. Apesar de escolas e mesmo outras instituições menores já estarem tentando aplicar a ideia, são as grandes corporações que investem pesado nessa estratégia de negócios alternativa. Seguindo duas linhas principais, elas desenvolvem as interações sociais entre funcionários ou entre os clientes, promovendo uma transformação nos padrões de serviço e convivência que beneficiam tanto os empregados ou consumidores quanto a própria empresa. Os frutos do uso da gamificação nesse tipo de situação quase sempre são os mesmos: aumento da produtividade, desenvolvimento de espírito competitivo e um senso de autossatisfação por parte de funcionários e clientes (algo muito comum aos jogadores).

O cérebro humano não distingue a situação do jogo como sendo “irreal” mas sim como uma realidade, assim ele toma decisões e interage de forma genuína, sobretudo quando há competições ou temas ligados a objetivos coletivos. Se tivermos um objetivo em comum, um enredo de gamificação com proposta colaborativa,  podemos usar esse elemento da competitividade inerente ao ser humano a favor do mundo, seja para grandes conquistas ou para promover a diversão e felicidade, propósito convergente a um capitalismo consciente!

 

Jogos Corporativos Limiaris Desenvolvimento Humano

As duas principais alternativas de jogos que ofertamos são:

  • FreshBiz: https://www.freshbizgame.com.br/

  • Jogo do Protagonismo: o Jogo do Protagonismo é um convite a vivenciar o modelo da Jornada do Herói de Joseph Campbell, de forma individual e coletiva com foco de alcançar um objetivo central. Cada etapa da jornada nos coloca em contato com desafios, descobertas e ações em busca de superação e consequente transformação. Em dois formatos: para grupos e para coaching individual. Formato presencial e virtual;

Temos parcerias com associados que ofertam uma gama ampla e variada de jogos.

Envie uma mensagem para saber mais






    *Campos Obrigatórios

    Para o topo