PARTE 1 – AS FASES DA VIDA DAS EMPRESAS
TEMA 1: Boas-vindas
Seja muito bem-vinda pessoa empreendedora, tudo bem contigo? André Cassiano aqui, fundador da Cassiux Academy, uma escola online de negócios exponenciais, que te acompanha desde qualquer patamar que você esteja com a sua empresa, seja na reformatação, seja já na expansão ou ainda na ideia de negócio, te guiando por um crescimento estruturado, sequencial, e prático até você alcançar, não apenas uma organização sólida, escalável e perpetuamente próspera, como também um estilo de vida empreendedor regido apenas pelas suas ambições e propósitos. É muito bom te ver por aqui, dando mais alguns cliques na direção oposta daquela grande massa de empreendedores completamente perdidos, desacreditados e até falidos. Sejam aqueles ainda na fase da ideia de negócio sem ter testado ou mesmo saber se é boa ; sejam os que já iniciaram como autônomos ou estão como empresários solitários se deprimindo pela falta de conhecimento de como escalar o negócio de forma estruturada, ou sejam aqueles com um negócio com alguns funcionários, mas escravo por ele ser totalmente dependente da presença dele para funcionar direito. Enfim, simplesmente por não terem buscado, como você está fazendo agora, adquirir uma visão superior, integral e objetiva de TODA a jornada que eles devem percorrer no mundo dos negócios para, ao final, alcançarem a vida que tanto sonhavam ter quando começaram a empreender.
TEMA 2: Patamar Empreendedor
Sem delongas, chegou a hora de descobrir qual é o seu atual Patamar Empreendedor, o que deve ser feito para superar a jornada pela frente, rumo aos próximos níveis. Este tema é o coração e a premissa central da Cassiux Academy, e também um conceito que venho aprimorando ao longo do meu trabalho aqui, e começo explicando pelo que chamo de Visão das Fases da Vida de Uma Empresa.
Antes, eu só queria fazer uma observação que essa é uma das melhores aulas que já criamos aqui na escola, e geralmente elas são mais compactas e separadas em alguns módulos, mas neste caso, para te introduzir ao seu Patamar Empreendedor, , de fato precisava ser algo intensivo E intenso, para realmente causar uma transformação permanente na sua visão e pensamento sobre como os negócios são idealizados, criados e expandidos no mundo dos negócios de sucesso.
Então, caso você se sentou confortável aí na cadeira, e clicou SÓ para assistir um ‘videozinho’, eu te dou as boas vindas ao estilo Cassiux Academy de fazer as coisas, e recomendo que, de verdade, pegue um caderno e caneta, ou abra aí seu aplicativo de anotações, porque vem coisa boa e prática, para colocar a mão na massa. Bora lá?
TEMA 3: Curva de Maturidade
Começando pelo que consideramos o básico na educação empreendedora, você deve ter em mente que, assim como qualquer ser humano como eu e você, os NEGÓCIOS também passam por diferentes fases de VIDA, como: nascer, crescer, amadurecer, tornarem-se independentes, e… sair casa dos pais pra cair no mundo e vencer na vida!
TEMA 4: PARTO
Toda empresa, obrigatoriamente passa por essas 7 fases ao longo da Curva da Maturidade. Começando pela primeira, mais crítica, a mais mal ensinada e mal executada de todas, responsável por quase 90% das causas de morte das empresas, mesmo anos depois. A fase do PARTO.
TEMA 4.1: EMPREENDEDORES NO PARTO:
Alguns entram de cabeça por necessidade, ou seja, estão desempregados ou endividados precisam urgente criar uma forma de renda para sustentar a si e suas famílias. Já outros começam a empreender por opção, sem a urgência de bancá-los imediatamente, seja por ainda estarem empregados e querem iniciar o negócio em paralelo, ou porque possuem uma reserva financeira que o mantenha por 6 meses a 1 ano, ou mais.
Independente das suas motivações ou situação de vida, é a etapa em que você:
i) Você não tem uma ideia de negócio ainda, mas está buscando uma, querendo empreender de alguma forma;
ii) Ou você já tem uma ideia de negócio mas ainda não a colocou em prática:
A] Seja por não saber como começar, acha que é complexo e tem medo de falhar;
B] Seja pelo clássico e errado conceito que é preciso investir muito logo de início e, assim, vive na pobre ilusão que você precisa de dinheiro, que nunca sobra;
C] Seja porque você é uma pessoa MUITO ocupada e diz não ter tempo, deixa pra depois, pro túmulo talvez;
D] Seja porque vive com a sensação que falta mais conhecimento técnico sobre o produto ou serviço que você quer criar, consumindo cursos e conteúdos compulsivamente, seja também sobre Mkt, equipes, logotipia, finanças e talvez tenha sido a primeira vez que buscou informações sobre negócios como um todo, como este que está assistindo;
E]Ou não iniciou por qualquer motivo, consciente ou não, que te mantém estagnado no sonho.
iii) Pode ser até que você já iniciou um negócio, ou o que você ACHA que é um negócio, porém:
F] Apenas com um site e cartão de visitas bonitinhos; mas…
G] Ele ainda não consegue atrair e converter clientes de forma constante;
H] Consequentemente ele não detém um faturamento previsível;
J] Não possui processos;
K] Nem uma gestão bem definida;
L] e você acha que a razão é porque ele ainda “não engrenou”, e só precisa de mais e mais trabalho, fazendo as mesmas coisas que você está fazendo hoje.
Na verdade, ele ainda não é um negócio. Porque NÃO foi concebido nem “parido” da forma correta.
TEMA 4.2: PECULIARIDADES DO PARTO:
Então, esta é a etapa em que, após tomar a decisão de empreender, começam as definições e validação do negócio, na prática. Anote e guarde essa palavra: validação. É nele que você define o nicho e sub-nicho nos quais irá atuar, para então descobrir e testar, na prática, qual é o problema ou necessidade já existentes atualmente na vida do seu potencial cliente, que a sua ideia de produto ou serviço vai se propor a solucionar ou suprir. Cliente esse que pode ser tanto uma pessoa, quanto uma instituição. Com a validação da ideia bem-sucedida, chega o momento de conceber um modelo de negócios lucrativo, escalável e, principalmente, traçar as estratégias de como você irá iniciar, de forma micro, utilizando uma fração dos recursos que você tem em mãos para, logo em seguida, testar seu produto em ciclos repetidos, controlados, períodos definidos e rápidos, com pessoas selecionadas, e já captando feedbacks, aplicando melhorias, adquirindo indicações, recursos, parcerias e faturamento. É assim que se começa de forma segura, rápida, com pouco investimento, mas com muita dedicação em entrar em ação e manter o foco. É assim que startups, digitais ou não, fazem no mundo inteiro. E também funciona, sim, em pequenos negócios, tradicionais, locais, que não almejam ser escaláveis ou inovadores.
TEMA 4.3: POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DE PARTO:
Mas isso que eu citei é um cenário controlado, quando você é acompanhado por um método que te guie pela trilha. O problema é que, na vida real de quem inicia sem método, instrução ou apoio, tanto quem está na urgência de empreender por necessidade ou empreendendo por opção, mas do jeito que dá na telha, é parecer que você está sozinho fazendo uma expedição de sobrevivência hostil na selva, que é o mercado, enquanto você luta para manter seu recém-nascido vivo. Você fica, literalmente, lutando pela própria existência do seu negócio, exaurindo recursos, tempo, dinheiro e saúde. Não é à toa, como citei no vídeo anterior, que a taxa de mortalidade de empresas nesta fase é um verdadeiro extermínio: mais de 2/3 de todos os negócios não conseguem sair do Parto.
TEMA 4.4: TRABALHO DE PARTO BEM-SUCEDIDO:
Então, da mesma forma que você não dá feijoada para um bebê, que deve começar com leite materno, depois introduzir os pastosos e, no seu tempo, chegar aos sólidos; nós apenas devemos utilizar as ferramentas pertinentes, e em uma sequência determinada, para uma empresa nascente. Em resumo, os 2 principais objetivos a serem cumpridos na validação do seu negócio para obter um parto bem sucedido, são:
1. Garantir que você criou um produto ou serviço o qual o mercado diz precisar, ou seja, que estão dispostos a pagar por ele, para que;
2. Você consiga recursos, sejam eles físicos, intelectuais, humanos ou financeiros suficientes para continuar crescendo.
Tendo cumprido esses 2 objetivos, significa que o negócio foi validado e aprovado pelo mercado. Então, parabéns, você acabou de dar à luz a uma empresa! É hora de registrá-la, tirar o CNPJ e iniciar a estruturação para a expansão.
TEMA 4.5: NOME DO P1 e DOS MEMBROS NO P1
Parto, portanto, é o nosso dinâmico PRIMEIRO PATAMAR Empreendedor. E aqui na Cassiux Academy nós o chamamos de PATAMAR VALIDAÇÃO. E neste PATAMAR VALIDAÇÃO, os empreendedores que estão percorrendo essa trilha são chamados de FUNDADORES, superando cada contração deste trabalho de parto para, enfim, alcançar a tão querida infância.
TEMA 5: INFÂNCIA:
Seu negócio rompeu o patamar inicial, produziu uma solução testada e desejada por clientes reais e, enfim, tem dinheiro. Pelo menos o suficiente para aliviar a pressão. Então, agora o objetivo muda para injetar o seu produto ou serviço no mercado, acumulando recursos, velocidade e robustez para crescer.
TEMA 5.1: EMPREENDEDORES NA INFÂNCIA:
Portanto, estão presentes neste patamar,
i) Os negócios provenientes de um bom trabalho de parto: com estrutura enxuta e pronta para escalar suas operações, vendas e finanças;
Mas também negócios individuais, como
ii) os autônomos e profissionais liberais que possuem um negócio operacional, mas:
A) ainda presos no ultrapassado modelo de vender sua homem/hora, horas trabalhadas, etc;
B) o que fomenta o ciclo vicioso no qual, se neste momento estão entregando seus serviços, então não estão vendendo a novos clientes, e quando estão vendendo, não estão entregando;
C) perdurando um modelo de negócios e financeiro muito vulnerável e insuficiente para alavancar sua estrutura, muito menos para proporcionar uma vida mais digna ao profissional o mantendo na esperança de, um dia, as coisas melhorem.
iii) Um 3º perfil notório estagnado neste patamar são os que eu chamo de Empresários Solitários. No geral, eles são excelentes técnicos, exímios no que fazem, no produto ou serviço, no operacional, certamente em sua área de formação. Porém, não quer dizer que estão sozinhos. Podem contar com uma equipe, presente ou remota, própria ou terceirizada, escritório ou local equipado, uma empresa pequena ou até médio porte. O grande bloqueio que o mantém estagnado aqui: ele mesmo. O dono, que é chefe, que é gerente, que quer controlar o comercial mas vive enfiado no operacional. Micro-gerencia tudo e todos. Processos rígidos. Zero autonomia, criatividade ou escala corporativa. Enfim, é quem criou um emprego em forma de empresa e vive praticamente os mesmos dilemas dos autônomos, só que com uma estrutura física maior. É garantido que você conheça alguns assim, ou até tenha trabalhado em uma empresa dessas.
TEMA 5.2: ASPECTOS DA INFÂNCIA:
Se o negócio realizou um bom trabalho de parto, então é certeza que esta será a fase mais divertida da empresa. Você encontrou seu mercado certo, eles começam a gostar de você cada vez mais e o dinheiro não para de entrar. Você é pequeno, não tem muitas responsabilidades, burocracia ou más notícias. Sua estrutura é enxuta, os problemas não são tão grandes e passam bem rápido. Tudo que você faz é vender, vender e vender. É lindo! Não à toa, mesmo na vida real, há muitas pessoas que parecem nunca querer sair da infância, certo? Certeza que você pensou em algum tiozão que conhece nessa situação. E essa pode até ser uma opção para o negócio: Nunca tirar sua empresa da infância, mas os prós e contras disso serão discutidos na próxima aula. Um aspecto a notar é que não há idade ou prazo para a infância: alguns negócios idosos podem permanecer aqui indefinidamente, assim como algumas empresas recém nascidas conseguem atravessá-la como um foguete.
TEMA 5.3: POSSÍVEIS LESÕES NA INFÂNCIA
Porém, a grande maioria dos negócios neste estágio, talvez no país todo, não nasceram direito, e estão estagnados aqui, não por opção, mas por incapacidade de subir de patamar por causa dos:
i) diversos buracos não tapados e contusões não tratadas e acumuladas durante sua trajetória até aqui. Uma boa parcela da culpa é,
ii) sim, resultado da mentalidade do autônomo ou profissional liberal em achar que,
iii) ou não precisam de uma roupagem e comportamento empresarial,
iv) ou que isso significa ter funcionários, ficar grande e perder o controle do negócio. Muitos chegaram aqui por consequência porque estavam
v) buscando apenas atalhos rápidos e baratos de ganhar dinheiro sem ter muito trabalho.
Na verdade, pouco importa o que gerou a estagnação. Preste atenção nisso: Em 100% dos casos, absolutamente TODOS os negócios mal iniciados, acabam virando um emprego penoso e sem benefícios para esses empreendedores. Todos começaram com o sonho de, ao empreender, alcançar um determinado sucesso, como independência financeira e liberdade de vida para si e sua família. O que acabam obtendo, é literalmente uma grande roda de hamster, em que você corre, corre, corre, sem férias, sem 13º, promoção ou vida pessoal e, anos depois ainda está no mesmo lugar. Pode até pagar as contas, mas não sobra para te proporcionar dar um salto de patamar nos negócios, e o pior, nem na vida. Com certeza você conhece não apenas 1, mas algumas pessoas que passam por isso.
TEMA 5.4: ATRAVESSANDO UMA INFÂNCIA BEM VIVIDA
Estes negócios falhos precisam fazer algumas lições de casa antes de prosseguirem com as exigências deste patamar, elas serão detalhadas na próxima aula se você estiver nesta fase. E se forem feitas com acompanhamento, a recuperação é bem mais rápida e lucrativa do que você imagina. Em seguida, eles se juntam aos negócios bem nascidos e já prontos para curtir a infância.
E anote isso: essa é a fase onde deve ocorrer a estruturação e escala comercial e operacional. Ou seja, ganhar escala, tanto comercial, para conseguir mais e mais clientes e faturamento, quanto operacional para conseguir entregar, melhorar e criar novos produtos ou serviços. Se seu objetivo é criar uma empresa que, no futuro, trabalhe para você, e não o contrário, possibilitando você equilibrar e posicionar seu lado profissional e pessoal como quiser, é fundamental arquitetar as formas de escalar seu negócio, e realizá-los começando pequeno, controlado e rigoroso.
TEMA 5.5: NOME DO P2 e DOS MEMBROS no P2
A Infância, portanto, é o nosso expansivo SEGUNDO PATAMAR Empreendedor, que aqui na Cassiux Academy chamamos de PATAMAR EXPONENCIAÇÃO e, os profissionais se agigantando nele são os guerreiros EXPONENCIAIS, explodindo cada pedra nessa subida íngreme da curva para, finalmente, atingirem a puberdade.
TEMA 6: PUBERDADE
Puberdade, a tão desejada transição para a vida adulta! Crescer envolve realizar mudanças. E todas as mudanças doem. O próprio sucesso que você gerou na Infância, eventualmente ocasiona os ‘hormônios’ da puberdade. A sua empresa se torna complexa e o foco principal muda uma vez mais: da escala para a sustentabilidade.
TEMA 6.1: SINGULARIDADES DA PUBERDADE
Os sinais que indicam essa iminente mudança de patamar surgem quando o seu negócio criança começa a lidar com as organizações da vida adulta, você não sabe muito bem como fazer algumas coisas, o aumento de responsabilidades vai pesando, e alguns deslizes acontecem:
1) cada vez mais clientes aparecem insatisfeitos com produtos entregues errados;
2) prazos começam a ser frequentemente perdidos;
3) ocorrem contratações de pessoas sem competências para os cargos ocupados;
4) antigos funcionários que antes se divertiam, agora estão sobrecarregados e desmotivados;
5) a lucratividade da empresa que antes era leve e solta, começa a pesar como um jovem universitário pagando sua faculdade, livros, transporte, alimentação e contando os centavos para nos momentos de lazer.
Para uma criança que estava só na farra de escalar e desbravar o mercado, tudo isso começa a parecer uma grande e complicada chatice. Porém, para chegar à vida adulta e colher seus bônus, atravessar a puberdade é um caminho inevitável.
TEMA 6.2: EMPREENDEDORES NA PUBERDADE
Como essa é uma fase de transição, o perfil dos empreendedores e negócios aqui, se dão pela decisão que tomam. E a dolorosa escolha aqui, é:
i) Não se dar o trabalho de estruturar a empresa para subir de patamar e voltar para permanecer na infância. Após ter desenvolvido a escalabilidade da empresa na infância e agora desfruta de alguma receita no fim do mês e, assim como também ocorre com os seres-humanos, muitos escolhem retornar à infância; prezando pela diversão, menores responsabilidades, evitando conversas sérias, não elevando o seu nível intelectual, profissional, espiritual, etc.; permanecendo uma criançona o resto da vida, controlando e micro-gerenciando seu brinquedo chamado “minha empresa”. Lembrou de alguém assim?
ii) A 2ª escolha seria encarar de frente, com sangue nos olhos e até o fim, todo o investimento de recursos intelectuais, físicos, humanos e financeiros para atingir o próximo patamar e… ao infinito e além! Prosseguir para alcançar um crescimento lucrativo, sustentável e perene, na prática, requer:
1) consolidar seus processos operacionais, comerciais e diretivos;
2) sedimentando uma estrutura organizacional consistente ao seu modelo de negócios;
3) através de sistemas autônomos de gestão e governança corporativa;
4) políticas e valores internos;
5) pilares de conduta e cultura e,
6) tudo isso ao mesmo tempo em que mantém a liberdade criativa, a descentralização e agilidade decisória, e a motivação, união e otimismo da organização como um todo. …Tranquilo, vai?
TEMA 6.3: POSSÍVEIS TRETAS DA PUBERDADE
Infelizmente, colocar esses métodos, estruturas e sistemas em funcionamento, na prática, se prova ser mais complexo que nas teorias. Tomar as decisões certas parece fácil, mas implementá-las e fazê-las permanecer, é incrivelmente difícil. A organização parece estar passando por uma crise de identidade, e você, mesmo tendo chegado até aqui, pode começar duvidar de suas habilidades de liderança, gestão e realização.
Mesmo duas empresas que produzem um mesmo produto, terão questões, formatos e especificidades próprias para implementar esses processos. O que torna praticamente obrigatória a contratação de auxílio, consultoria ou instruções externas para atravessar este patamar.
Exagerar a dose nessas implementações, causa uma outra treta: acabar passando reto pelo topo da curva direto para o outro lado, que eu vou falar a seguir.
TEMA 6.4: SOBREVIVENDO À PUBERDADE AJUIZADAMENTE
Entretanto, se seu objetivo é criar uma empresa que te gere independência financeira, ou geográfica, ou as liberdades e sucessos que você busca, você tem que criá-la para ser um adulto independente. Eu vou repetir porque esse é o grande motivo de se implementar toda essa parafernália na empresa; é O Santo Graal de toda essa jornada de Fases da Vida; é a chave do portão para o último patamar, do céu empreendedor: você tem que criá-la para ser independente… de você! Criá-la para que ela funcione sem a sua presença, lá no dia-a-dia, aporrinhando e micro-gerenciando tudo e todos, querendo ser o poderoso chefão na torre de controle. Sim, você continuará sendo o idealizador, o fundador, o proprietário, o indivíduo com o total ou mais da metade de posse da empresa, talvez não o presidente, mas pode ser que sim. E não, seus funcionários não vão te trancar para fora, se apropriar da empresa, roubar o caixa e te deixar falido e endividado embaixo da ponte.
Esse deve ser o ponto alto dessa Masterclass, portanto, entenda e guarde isso: quando você encaminha seu negócio até este patamar, você pode escolher o que quiser fazer da vida. Quer voltar para o operacional, operar a máquina, teclando no computador, pilotando o fogão? Pode! Quer ir para a rua ficar visitando clientes, fazendo sua própria assessoria de imprensa, viajando para internacionalizar o negócio? Pode! Porque lá na empresa tem toda uma equipe, com processos, metas e recompensas funcionando como um relógio.
Resumindo: não é iniciando qualquer negócio, de qualquer jeito que vai te transportar até a sua definição de sucesso. E sim, apenas criando um negócio que funcione, inove e cresça no piloto automático, independente da sua presença. É isso que você deve ter em mente desde antes do parto. É isso que vai te trazer a independência, liberdade e vida que você imagina. Esta deve ser a sua busca implacável nesta jornada empreendedora.
TEMA 6.5: NOME DO P3 e DOS MEMBROS no P3
Puberdade, portanto, é o nosso cobiçado TERCEIRO PATAMAR Empreendedor, que chamamos de PATAMAR SUSTENTAÇÃO e, os empresários amadurecendo nele são os mestres PERPÉTUOS, esticando cada curva e ranhura dessa transição para uma linha quase reta para, mais do que nunca, alcançarem e permanecerem no Olimpo dos negócios, no topo da curva, a Maturidade.
TEMA 7: MATURIDADE
Maturidade! Você liderou e desenvolveu um time que conduziu, com coragem e dedicação, sua empresa através da Puberdade. Parabéns! Você atingiu o estágio principal no crescimento da sua organização!
Aqui é aquele ponto que tudo flui como água. Você é capaz de definir metas e objetivos com consistência e atingir o sucesso tão sonhado, que agora é bem previsível.
Os projetos são redondos, as equipes são bem treinadas e criativas, a empresa possui sistemas operacionais inovadores e flexíveis, de forma que tudo é minuciosamente micro-gerenciado. E umas das coisas mais importantes, nem você, nem seus sócios, estão lá o tempo todo para controlar o negócio. Vocês funcionam mais como conselheiros ou possuem cargos específicos.
TEMA 7.1: EMPREENDEDORES NA MATURIDADE
Nesta última fase de ascensão, o que se espera é que todas as empresas permaneçam para sempre, independente da idade, mas POUCAS conseguem.
Hoje mesmo, temos empresas com menos de 5 anos que alcançam a maturidade e outras centenárias que nunca chegaram lá. Ao contrário da Infância (quando você estava crescendo, mas não tinha certeza de como agir), na Maturidade você sabe porque é bem-sucedido e pode usar essa informação para sustentar seu crescimento a longo prazo.
E isso não depende a idade da empresa, preste atenção e confie nisso, tudo depende de como a empresa é estruturada.
TEMA 7.2: ATRIBUTOS DA MATURIDADE
Uma organização Madura, exibe cinco características principais que, em conjunto, a distinguem de empresas em outros estágios do ciclo de crescimento:
1. Ela tem a capacidade de tomar e implementar DECISÕES com consistência e flexibilidade;
2. Suas METAS são estabelecidas e atingidas com coerência e eficiência;
3. O ALINHAMENTO estrutural, processual e de equipes é firmado em harmonia;
4. Os colaboradores assumem sua auto-RESPONSABILIDADE e também são responsáveis com o coletivo da organização;;
5. Cada funcionário se sente pertencente a um time, com sua PROPRIEDADE e potencialidade, sendo responsável por suas ações e resultados.
TEMA 7.3: POSSÍVEIS OBSTÁCULOS NA MATURIDADE
Mas não se iluda achando que chegar aqui é o ponto final é sinônimo da gloriosa fama e vida mansa. Os desafios para permanecer na Maturidade são tão intensos quanto nas fases anteriores. Afinal, com mais poderes, vêm mais responsabilidades.
TEMA 7.4: NOME DO P4 e DOS MEMBROS no P4
A maturidade é considerado o QUARTO PATAMAR Empreendedor, que chamamos aqui de PATAMAR REALIZAÇÃO, e os empreendedores que estão surfando com afinco na crista da onda são os lendários REALIZADORES. Para você que quer subir a curva até esta fase da vida e se tornar um adulto nos negócios da forma mais ágil e eficaz possível, já existem trilhas pré-formatadas e validadas pra isso. Entretanto, todo o sucesso e poder estão ligados a algumas questões. Daqui pra frente, os Realizadores deste estágio não possuem este mesmo luxo. Se manter no topo requer estar frequentemente à frente das tendências, não só do seu mercado, mas das formas de se conduzir, reinventar e inovar negócios. E para isso, nunca existirá um método pronto.
TEMA 8: RANZINZA
Entretanto, agora explicarei rapidamente o que acontece com as muitas empresas que, quando falham em se manter no topo da curva, exageram na Puberdade e se catapultam direto para o outro lado da curva, encarnando a fase Ranzinza.
Em princípio, não há razão para nenhuma organização degringolar do topo da curva. É possível prever e evitar que isso ocorra. Na prática, muitas empresas começam a ir longe demais em direção à criação e dependência de muitos processos, políticas e hierarquias. Por consequência, a criatividade, a aceitação de riscos e as iniciativas diminuem, e a organização torna-se cada vez mais convencional, debilitada e se parecendo mais com um velho ranzinza.
TEMA 8.1: EMPREENDEDORES RANZINZAS
E, como ocorre na vida real, podemos ter ao nosso redor pessoas jovens de idade, mas com uma mentalidade extremamente rabugenta. Então, a questão não é a idade, mas o quão harmônica e equilibrada a empresa cria, aplica e, ou otimiza ou elimina seus processos, políticas e hierarquias, de forma a fortalecer e potencializar os seus resultados. que dita a fase de vida que ela se encontra.
TEMA 8.2: TRAÇOS RANZINZAS
Se você já trabalhou em uma organização, de qualquer tamanho, que estivesse meio essa transição de vida, talvez já tenha sentido como se estivesse não em uma cadeira de escritório, mas em uma esteira ergométrica: muita energia é gasta, por todos, mas há pouca sensação de que o impulso para a frente está sendo alcançado. A energia gasta para faturar o mesmo valor que antigamente é muito maior, com lucros bem menores. Também porque há uma ênfase maior em dados do que ação, mais na forma do que conteúdo. E boas pessoas começam a deixar a empresa, algumas das quais estão nela desde o início. Mesmo os fundadores, se ainda estiverem lá, mas já tocando outros projetos empreendedores, ficam frustrados ao ponto de ameaçar vender suas partes e sair.
TEMA 8.3: REVERTENDO A RABUGICE
Este lado da curva não compõe patamares, obviamente, porque ninguém quer saber o caminho para falir a sua empresa! A ranzinza é uma fase perigosa na vida do negócio: se for verificada a tempo, é possível realizar um trabalho oposto ao da Puberdade, removendo, mesclando e otimizando processos, políticas e a estrutura organizacional, para a criatividade, a flexibilidade e a aptidão em assumir riscos para inovar e crescer serem restabelecidas, levando a empresa de volta ao topo da curva. Se não for constatado a tempo, então, a organização rapidamente poderá se rebaixar ainda mais, atingindo a Velhice.
TEMA 9: VELHICE
A Velhice, novamente, não está relacionado há quantos anos ela foi fundada.
TEMA 9.1: EMPREENDEDORES NA VELHICE
Velhice é consequência de uma prevenível e negligente perda de vitalidade, degeneração do organismo e extinção de identidade própria. Assim como eu conheço pessoas com mais de 90 anos, vivazes e praticando esportes com desenvoltura impressionante, você deve conhecer algumas de 20 ou 30 anos que se recusam a se manterem ativos, sadios e maduros, já se tornando velhos de corpo e mente.
TEMA 9.2: DISTÚRBIOS DA VELHICE
Nesta fase, os processos e a administração tornaram-se mais importantes do que as ações e os resultados. Pior ainda, a organização perde a sua capacidade de autoconsciência, e não consegue mais diagnosticar a sua própria doença, caduquice e declínio. Não importa o que você faça na empresa, quão inovador seja um projeto que você tente implementar, quase nada dá certo. Quando uma organização atinge a velhice, assim como na infância, ela pode permanecer nela por um longo tempo, em uma decadência muito gradual e lenta.
TEMA 9.3: RETROCEDER A SENILIDADE
Nesta fase da curva, é muito pouco provável que ela consiga voltar atrás. Seria um esforço descomunal fazê-la voltar ao topo. Uma empresa nesta fase, portanto, não possui alternativa a não ser se preparar para o inevitável Leito de Morte.
TEMA 10: LEITO DE MORTE
Nesta fase é dada a insolvência da empresa e, invariavelmente, a organização não sobreviverá em seu formato atual.
TEMA 10.1: PARTICULARIDADES DO LEITO DE MORTE
Deitada em seu leito de morte, após um breve luto pela sua transição de vida, alguns até dizem ter visto sinais ilusórios de vida. E, em meio a todas as burocracias do óbito, há uma última tentativa final de ressuscitar a organização, seja pela instauração de uma recuperação judicial para tentar um acordo com os credores e a massa falida, ou já nomeando um administrador judicial que conduz o procedimento de falência.
TEMA 10.2: FRUINDO O ÓBITO
Ela é dada como falida, suas divisões ou unidades de negócios são divididas em diversas pequenas novas empresas, e vendidas individualmente, leiloam os ativos restantes, dissolvem a sociedade, enfim… fecham as portas e vão para o céu. Ou pro inferno. De qualquer forma, este é o ponto final. As empresas que chegaram aqui falharam em alcançar a fase onde todas deveriam estar preparadas para se manter, que é a Maturidade.
TEMA 11: SEGREDOS DO SUBMUNDO CORPORATIVO
Agora, deixa eu te fazer uma pergunta e te contar uma coisa curiosa: se é muito mais fácil executar, gerenciar e crescer quando estamos na Maturidade, porque poucas empresas conseguem permanecer lá?
A razão é uma coisa bizarra, mas simples: Nunca nos disseram que o sucesso poderia ser aprendido, testado, estruturado, escalado, nutrido e sustentado indefinidamente.
Nos contaram sobre fluxo de caixa, recursos humanos, gerenciamento de pessoas, seleção de fornecedores, preços, promoções, estoques, 4Ps, 6Sigmas, e mais mil pedaços de informações.
Há muitas empresas que nem terminaram de validar seu modelo de negócios e já tentam adotar um Balanced ScoreCard, um sistema SAP ou outras ferramentas que são mais apropriadas para empresas mais evoluídas, em outra fase de vida.
Nos mostraram como conseguir um sucesso rápido, momentâneo e sazonal, mas não como poderíamos, se tomarmos as medidas corretas, desenvolver um tipo de sucesso resiliente que pudesse ser replicado ao longo do tempo e em qualquer ambiente.
Simplificando: nos deram uma expectativa de maturidade, ferramentas e sistemas para alcançá-la, mas nenhuma maneira confiável de avançar com clareza, coerência e foco prévio para permanecer no topo.
Por causa desse elo perdido – nenhuma conexão confiável entre as ferramentas que temos e os resultados que queremos – nossa experiência na criação e manutenção dos resultados tende a ser irregular e imprevisível. Olhe para os títulos dos livros de gestão de negócios e você verá quão inconsistente e impreciso é o caminho para o sucesso no negócio.
É preciso saber exatamente onde está, para saber apropriadamente quais ferramentas e metodologias utilizar. Há uma infinidade delas, e a grande maioria é utilizada de forma irresponsável.
Autoconhecimento é tudo no empreendedorismo! Saber onde você está e focar no agora é uma enorme vantagem e economia de tempo, dinheiro e energia.
TEMA 12: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS FASES
As fases simbolizadas pela “ranhura” em alguns pontos ao longo da curva, como as fases Parto, Puberdade, Ranzinza e Leito de Morte, representam as fases de transição, e não fases permanentes. Ou seja, ou você a percorre até alcançar a próxima fase de vida, ou não atravessa, e retorna à etapa anterior.
Já as fases simbolizadas pelas “partes contínuas” da curva, representam as fases regulares, onde a empresa pode permanecer indefinidamente. Então, caso não consiga transpor a fase Parto, revela que o seu negócio não nasceu, por qualquer motivo e, obviamente, não entrará na próxima, mas sim voltará à estaca zero, antes do Parto.
Os três estágios anteriores à maturidade, que são o Parto, Infância e Puberdade, são os estágios de crescimento. Os estágios após a Maturidade, Ranzinza, Velhice e Leito de Morte são estágios de declínio.
E existem apenas 3 regras importantes a serem observadas sobre o estágio de crescimento:
1) As organizações não podem pular um estágio. Por exemplo, não é possível ir direto para a Maturidade a partir da Infância, pulando a Puberdade, da mesma forma como você não se tornou um adulto evitando espinhas, mudança de voz, comportamentos, interesses, responsabilidades, etc. Cada organização que tenta alcançar a Maturidade, obrigatoriamente, atravessará cada uma das fases no estágio de crescimento. Portanto, executando as estratégias e ferramentas necessárias nas proporções corretas, é possível minimizar, e muito, o tempo, energia e recursos gastos em cada Patamar – e esse é o intuito das trilhas que eu vou falar a seguir.
2. As organizações podem retroceder, bem como avançar, no estágio de crescimento. Por exemplo, é possível, e até bastante comum, uma empresa entrar e sair da Infância e da Puberdade várias vezes. E isso acontece com quase todos os negócios que NÃO adotam um plano de execução bem sistematizado e ordenado para alcançar a Maturidade.
e 3. É possível para uma organização permanecer na Maturidade indefinidamente. E este é o grande propósito e objetivo final de TODO o trabalho aqui da Cassiux Academy. Ao implementar as estratégias corretas, qualquer empresa, divisão, filial ou equipe, pode passar por um processo de rejuvenescimento contínuo, permitindo que ela se perpetue na Maturidade e não volte para a Puberdade, ou avance para a Ranzinza.
PARTE 2 – A CASSIUX ACADEMY
Desde o início das nossas atividades, o único item que mudou foi o nome da empresa, que passou pelos estágios de crescimento. Ela se chamava Realização Empreendedora e, bem próximo da Maturidade, passou a ser Cassiux Academy, após ser incorporada pela Cassiux, a Consultoria de Inovação e Corporate Venture.
TEMA 13: TRADUZINDO CONCEITOS VELADOS E ABSTRUSOS EM LINGUAGEM PRÁTICA E DIRETA
Entretanto, desde o Parto, o grande propósito desta escola online de negócios exponenciais, sempre foi o de traduzir todo o conjunto de estratégias, metodologias, ferramentas e todo o mindset de se pensar e fazer negócios, que são aplicadas pelas startups digitais no mundo todo. Ou seja, traduzir para a nossa língua, para nós empreendedores de qualquer tipo de negócio, de qualquer mercado, ramo de atuação, seja de serviços, comércio ou manufatura.
Um conjunto de estratégias que ainda fica retido no meio de empresas de tecnologia. Por causa dos jargões e termos que só eles entendem e porque muitos empreendedores desconhecem totalmente essas metodologias. Se conhecem alguma, como o Business Model Canvas, por exemplo, acreditam que não se aplicam aos seus projetos. Muitos ainda ficam presos nos antigos planos de negócios, nas sofríveis pesquisas de mercado, nos engessados estudos de viabilidade e em outras ferramentas que são mais burocráticas do que práticas, e que são difundidas ainda hoje por escolas antigas e conservadoras.
TEMA 14: MEUS MOTIVOS PESSOAIS
Eu precisava traduzir essa nova forma de criar e estruturar negócios inovadores e escaláveis, porque eu mesmo já perdi alguns anos, muito dinheiro, amigos e saúde [pausa]… utilizando essas estratégias ilusórias, sem conseguir sair do lugar, andando em círculos, me frustrando, sendo desacreditado por todos, até chegar numa depressão longa e escura. Demorou até eu conseguir sair desse buraco, mas quando eu consegui, comecei a reparar nessas tais startups, com ideias malucas e ousadas, sendo criadas do zero e catapultadas ao sucesso em muito pouco tempo.
Obviamente, isso virou minha obsessão: descobrir como eles faziam isso. Então eu me infiltrei no chamado ‘ecossistema startup’, conversei com fundadores, até viajei com algumas equipes, comecei a andar com investidores anjo e, claro, passei a aplicar em mim e no meu novo negócio, o que eles estavam fazendo. Fiz, testei, errei, fiz de novo, aprendi mais e criei outros negócios que deram certo, ganhei dinheiro, fui aplicar e aprender fora do país, passei a investir e impulsionar outros negócios, e tudo isso é história para outro dia.
Mas outro motivo de ter criado essa escola é pq EU mesmo tenho muita dificuldade de entender e aplicar métodos e estratégias novas, se não forem BEM explicadas, com exemplos REAIS, práticos, e que se alinhem ao que EU estou vivendo NESTE momento. E já passaram por essa escola centenas de pessoas que também valorizam aprender dessa forma.
TEMA 15: O PORQUE – RESPALDANDO A METODOLOGÍA
Motivo este que nos fez investir pesado na transformação dos nossos conteúdos em instrumentos extremamente aplicáveis, diretos que produzem resultados concretos. E quem irá te explicar o segredo por trás disso, do porquê e como nossos materiais, cursos, mentorias e Academias geram resultados reais a sua vida e seus negócios, é a nossa audaz e querida Líder de Design Instrucional e membro do Conselho Estratégico da Cassiux Academy, Priscila Hinkle.
“Olá, eu sou a Priscila Hinkle e trabalho com design instrucional online há mais de 20 anos, e já criei programas online para as universidades de Stanford, Phoenix, Arizona, BYU entre outras e já mentorei pessoalmente mais de 300 empreendedores. E todos os programas aqui da Cassiux Academy foram estruturados do zero baseados nos conceitos do DESIGN INSTRUCIONAL ONLINE ANDRAGÓGICO.”
TEMA 16: HIERARQUIA DA TAXONOMIA DE BLOOM
Priscila: “Este é o modo de estruturar o conteúdo a ser lecionado de forma que a pessoa:
– Não apenas consiga Lembrar e reconhecer os conceitos citados;
– Mas também seja capaz de Entender o que o método propõe;
– Aplicar as ferramentas, regras e diretrizes;
– Analisar as táticas quebrando em diferentes partes;
– Para assim Avaliar e julgar o valor, eficiência e prioridade das estratégias e ideias;
Mas, o grande objetivo, de todos os conteúdos da Cassiux Academy, pagos e gratuitos, é que você alcance uma real autonomia para CRIAR o que você quiser, combinando partes de todas as estratégias, táticas e ferramentas apresentadas, a partir da sua realidade, dos seus recursos e objetivos de vida.
Tudo isso, claro, em uma modelagem baseada no ensino 100% ONLINE, que é extremamente distinto de como se leciona em uma sala presencial, e ANDRAGÓGICO, diferente de pedagógico, que é a forma como os ADULTOS aprendem, diferente das crianças.
Muitos gurus e experts da internet desconhecem ou ignoram completamente estes conceitos, oferecendo cursos online com aulas expositivas monótonas, slides nem um pouco atrativos e ordenação dos temas totalmente desconexos. Mesmo que o especialista seja simpático e mostre domínio e paixão pelo que está falando, ainda que você consiga Lembrar, Entender e Aplicar os conceitos, na esmagadora maioria das vezes, você não consegue Analisar a aplicação do método na sua realidade, Avaliar os recursos e etapas para tirar sua ideia do papel e, consequentemente, nunca irá conseguir Criar um negócio por conta própria, principalmente um negócio que trabalhe para você e realmente seja um ponto de virada da sua vida.”
TEMA 17: INDO NA CONTRAMÃO DA EDUCAÇÃO ONLINE DE NEGÓCIOS
E ao longo dessa minha jornada de aprendizados, o estopim para eu decidir empreender em educação empreendedora foi a minha enorme frustração e desgosto com o que ocorria na internet. Infelizmente, hoje é ainda pior! Os experts e gurus são mestres em marketing digital e gatilhos mentais, mas entregam cursos e conteúdos pagos que, como disse a Priscila, você pode até entender, mas é improvável que conseguirá criar, por conta própria, um negócio testado, aprovado, lucrativo e seguro, sem se arriscar financeiramente ou acabar dando 2 passos pra trás na vida, como ocorreu comigo.
TEMA 18: METODOLOGIA SEQUENCIAL E MÃO NA MASSA
Enfim, juntei essa frustração com a minha cabeça pragmática de Engenheiro, que sempre prezou por informações concretas; e que não suporta ter que ficar adivinhando COMO aquela teoria linda que ele está explicando deveria ser colocada em prática; ou chutando quais seriam os resultados positivos e negativos prováveis. Pensando em pessoas como eu que prezam por métodos com começo, meio e fim, que conduzam no passo a passo de como fazer, com foco nos resultados de cada atividade, criei não apenas as trilhas, cursos, e-Books, planilhas e ferramentas com essa metodologia, como toda a estrutura da escola. A Cassiux Academy foi estruturada para ser sequencial e mão na massa. Como? Trazendo as Fases da Vida das Empresas para a vida real das pessoas e seus negócios.
Desde o início ela está organizada para te receber da mesma forma que uma escola de inglês, dança, música, esportes, artes marciais, e etc. Em todas elas, primeiro você faz um teste para descobrir qual o seu nível atual para, só então, ingressar exatamente na série que precisa para subir de patamar.
TEMA 19: TRILHAS EMPREENDEDORAS
Então, nós desenvolvemos 3 TRILHAS aprendizagem, que são literalmente os degraus que ligam um patamar ao outro, em formato de programas avançados de treinamento, com múltiplas configurações de interação com os conteúdos e atividades. Portanto, caso você esteja no Patamar 1, há um degrau para te levar até o Patamar 2; depois outro para o Patamar 3 e, finalmente, um último até o topo da curva.
Essas trilhas não são simplesmente ‘cursos online’. São focados na sua ‘aprendizagem’, e principalmente na sua prática, no treino, começando com pesos que você pode levantar neste momento. Eles aumentam ao longo do tempo, no combate à sua obesidade mental de informações desnecessárias ou pouco saudáveis, seu aumento de massa intelectual de estratégias pouco eficientes. Você vai praticar junto de outros empreendedores em patamares maiores ou menores, com acompanhamento de especialistas atentos para que você siga sem lesões, até que alcance suas metas e objetivos.
TEMA 20: TRILHAS = ACADEMIAS DE NEGÓCIOS
É por isso que, aqui, nós chamamos essas Trilhas de Academias!
Quais são essas Academias, o que você fará na prática com elas, como acessá-las e percorrê-las, eu vou detalhar mais para frente quando esclarecer sobre o seu exato patamar atual… que eu acredito que você já tenha decifrado qual seja.
PARTE 3 – COMO OBTER RESULTADOS REAIS NA SUA SITUAÇÃO ATUAL
Bom, depois de tanta informação, eu quero que você respire… e repare que, diferente de 15 minutos atrás, agora o seu conhecimento e visão estratégica sobre negócios mudaram. Então agora eu quero arrematar tudo o que foi falado com a grande moral da história e te mostrar como tudo isso realmente faz a diferença no dia-a-dia da sua vida e do seu negócio.
TEMA 21: Iniciar, Crescer e Estruturar são fases inevitáveis e sequenciais rumo ao sucesso
Agora você já compreende que INICIAR o seu negócio, moldá-lo para CRESCER com bases sólidas, e ESTRUTURAR suas metas para obter um modelo autossustentável, são fases diferentes, inevitáveis e consequentes na sua jornada empreendedora, rumo ao que você considera sucesso para a sua vida. Também sabe que estas nem são as etapas mais difíceis. Manter seu negócio no topo da Curva de Maturidade será o seu maior desafio. Portanto, de onde você está hoje, até lá, você tem uma divertida jornada pela frente, que exigirá coragem e firmeza.
TEMA 22: Conheça onde está para aplicar apenas o que te impulsiona para o próximo Patamar
E, agora em outras palavras, você também entendeu que é a sua obrigação como empreendedor à frente de um negócio, saber exatamente onde está, para então analisar quais estratégias e ferramentas utilizar para alcançar o próximo patamar. Há um ZILHÃO de ferramentas, táticas e opiniões espalhadas pela internet, livrarias e escolas, e a grande maioria destes recursos são utilizados de forma irresponsável, sendo muito prejudicial a você, e fatal para o seu negócio. Conhecer as características, armadilhas e necessidades do seu Patamar, evita que você saia pesquisando e implementando um monte de coisas que não se adequam ao seu momento atual e corra o risco de, em breve, perder tudo.
TEMA 23: Conhecimento que te fortalece para ultrapassar os desafios da jornada
Aplicar estes 2 conhecimentos anteriores é o que trará, na prática, resultados reais para a tua situação atual. Estes conhecimentos te proporcionam muito mais objetividade, foco e resiliência. Porque, ao estar ciente que a jornada é de 100km, não de 2 metros, a sua mente, consciente e inconsciente, te prepara com força de vontade para avançar o mais longe possível, conseguindo superar diversos obstáculos que você nem sabia que era capaz. Esse preparo também te garante muita economia de tempo, dinheiro, e saúde física e mental. O seu é manter aquela voz interna que sempre tentará te convencer de que você não vai conseguir, até porque deve estar pegando o trajeto mais longo e, com certeza existem atalhos e fórmulas para apenas copiar e colar, muito menos trabalhosas e de resultado imediato. Se você não conseguir controlar seus demônios internos, os externos virão te engolir e te aprisionar em uma vida iludida e miserável por muito tempo.
TEMA 24: Blindagem mental contra lendas, mentiras e fraudes
Estes contadores de lendas vivem para recitar fórmulas mágicas e promessas de sucesso gigantesco da noite pro dia, com você fazendo… quase nada. Você já sabe, aqui na internet há diversos experts jurando pela mãe deles que, para iniciar um negócio de sucesso, você deve: dominar técnicas de “PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA”; enquanto gurus prometem por Deus que apenas sendo especialista em “ESCRITA PERSUASIVA” você irá montar um negócio com milhares de clientes amanhã. Outros influencers pregam que o segredo é “VENDAS”, vendas, vendas e só. Há os mestres da “POSTURA E VOZ” de locutor; os que mostram sabendo escrever bem é que se vive; uns que ensinam a “FÓRMULA DO E COMMERCE” extremamente fácil e lucrativo com “DROPSHIPPING”; outros juram que o Santo Graal é o “MARKETING MULTINÍVEL”; vários copiam e repetem o mesmo discurso de criar “EBOOKS” e outros que gerar “TRÁFEGO PAGO” para Ads nas diversas redes sociais é o que te trará a vida dos sonhos.
Mas os meus favoritos mesmo, são os mais famosos, os Deuses do “MARKETING DIGITAL”. Eles te mostram, de forma até bem convincente, que basta criar uma landing page para um produto ainda inexistente, um funil de e-mails automáticos, realizar N tipos de lançamentos, com gatilhos mentais, e bônus, e você sai do zero aos múltiplos 6, 7, 8 ou mais dígitos… em apenas 1 semana.
Enfim… de posse desses conhecimentos, você fica blindado mentalmente e emocionalmente contra todas essas lendas e fraudes.
TEMA 25: EXTRA, EXTRA – PROMETEMOS SUCESSO IMEDIATO E VIDA FÁCIL!
A lista de promessas para criar um negócio e ficar rico amanhã são cada vez maiores. Alguns poderiam dizer que nós também fazemos parte desse bolo, prometendo ficar milionário rápido, ou ir trabalhar na praia sem fazer esforço algum. Certo?.
Pois é, mas se você já viu pelo menos algum dos nossos conteúdos no site, blog, qualquer rede social, deve ter reparado a crítica e posição contrária que tempos quanto a isso. Não prometemos algo simples, rápido, indolor e lucrativo… sem ter que fazer nada. Você pode sim, ter excelentes resultados, como nos depoimentos que você pode conferir nas nossas páginas, mas aplicando de forma comprometida, dedicada e desafiadora. Todos os conhecimentos transmitidos a você na Cassiux Academy não vieram de alguém que passa horas numa cadeira maratonando o YouTube!
TEMA 26: Dá trabalho validar e estruturar um negócio real, com identidade, processos, equipe, escalável e autossustentável
Dá trabalho, sim, criar um negócio de verdade. Todo nosso conteúdo foi elaborado a partir dos resultados de centenas de milhares de negócios reais, criados do zero, escalados à estratosfera, com equipes reais, processos reais, estrutura enxuta, mas verdadeira. Tudo testado, validado e aprimorado por todos os ecossistemas e startups do mundo.
TEMA 27: PARTES QUE FORMAM O TODO
Perceba que o Marketing Digital é, sim, fundamental aos negócios nos dias de hoje e no futuro. Mas é UM conjunto de estratégias e ferramentas dentro da área de Marketing do seu negócio que, por sua vez, é uma sub-área do seu departamento Comercial que é apenas 1 entre outros que compõem a estrutura principal da sua empresa. Portanto, Marketing Digital, Métodos ágeis, Liderança com PNL ou Gestão de projetos, não criam nem escalam um negócio por si só. Para fazer isso você precisa de métodos que apliquem estratégias e ferramentas de forma integral, e que sejam específicos para o seu Patamar atual, e alocados em uma sequência lógica para te alçar aos níveis acima. Então, anota aí:
PARTE 4 – PARTE FINAL
TEMA 28: RECAPITULANDO SUA JORNADA EMPREENDEDORA
1. As Fases da Vida das Empresas: Todos os negócios, em sua jornada, passam pelas Fases de Vida das Empresas.
2. Estágios de Crescimento: Nos estágios de crescimento inicial, passam pelos estágios Parto, Infância e Puberdade até atingir a Maturidade. Senão, podem seguir ao estágio de declínio, formado pela Ranzinza, Velhice e Leito de Morte.
3. O objetivo é se perpetuar na Maturidade: As empresas podem entrar e sair várias vezes das fases no estágio de crescimento, mas o objetivo de todas na vida deve ser alcançar e permanecer eternamente na Maturidade.
4. Ter uma Visão integral e sistêmica: Para que isso seja possível, desde o primeiro momento, o seu negócio deve ser concebido de forma integral e sistêmica. Sim, ele deve começar micro, talvez só com você, você mesmo e o que tem em mãos. Mas já deve ser idealizado e estruturado numa visão macro, de longo prazo, pragmática e sem apegos, já prevendo que, na maturidade, ela deverá ser enxuta, escalável e autogerida.
5. Conhecer seu Patamar favorece atingir o próximo: Conhecer as características, exigências e soluções de problemas do seu Patamar atual, te proporciona clareza, foco, tranquilidade e sucesso por saber quais métodos, estratégias e ferramentas adequadas para atingir o próximo nível.
6. Estratégias e ferramentas específicas ao seu Patamar: Cada fase da vida da empresa, ou Patamar Empreendedor, exige a utilização de métodos, estratégias, táticas e ferramentas específicas para ela, para que a empresa consiga evoluir de forma rápida e saudável à próxima fase.
7. Nós te conduzimos pelos Estágios de Crescimento: A Cassiux Academy foi criada e estruturada para conduzir, passo a passo, o seu negócio pelo estágio de crescimento.
8. Fazemos isso te guiando através dos 3 Patamares: Para isso, nós elaboramos 3 trilhas de aprendizagem prática, online e adulta, como uma escada interligando um patamar ao outro.
9. Trilhas chamadas ‘Academias’: Essas trilhas aqui são chamadas de Academias e há uma por Patamar. Quais são e qual é a Academia indicada ao seu estágio atual, será detalhada na próxima aula.
TEMA 29: Autoconhecimento empreendedor
Para fechar com chave de ouro, anote essa frase, que talvez você me veja repetindo em diversos programas por aqui, e que é até fácil de entender, mas um tanto complexa de incorporá-la plenamente no dia-a-dia da sua jornada: “Autoconhecimento é o principal pilar do empreendedorismo!” Saber onde você está, e focar no agora, é uma enorme vantagem e economia de tempo, dinheiro e saúde, física e mental, para percorrer a sua jornada empreendedora e alcançar o que quiser na vida.