Coaching de carreira ou Coaching da vida do trabalho

A contribuição do indivíduo para a humanidade se dá através da sua atuação no mundo, através de seu trabalho: um cargo executivo, um ofício artesanal, uma atividade profissional formal ou informal e suas infindáveis variantes.

O mercado geralmente denomina esta modalidade de “coaching de carreira”: como carreira é termo que pressupõe emprego e uma “verticalidade” em termos de ascensão profissional, nossa abordagem tem foco na vida do trabalho, olhando para a mesma de forma sistêmica, integrada, holística.

Questões como: “exerço a ocupação certa?”, “emprego meus talentos no potencial que pressinto possuir?”, “estou no lugar apropriado”, “qual a razão de minha desmotivação e de meu cansaço?”, “o problema está comigo ou meu chefe?”, e tantas outras, borbulham na mente de qualquer ser humano que está vivenciando uma crise na esfera do trabalho, seja um jovem, seja um indivíduo mais maduro e independe da atividade e do cargo que ocupa.

Qual seu projeto de vida na maturidade?

Outro momento importante na vida de indivíduos ativos na esfera do trabalho é pensar na atuação após aposentadoria. Geralmente os brasileiros, por um aspecto cultural forte (…), não se preparam proativamente para esta etapa que pode pegar a muitos de surpresa. Não se trata de “chinelo nos pés e controle remoto nas mãos” mas em elaborar, com carinho e consciência, um projeto de vida para a maturidade.

Nas situações de crise, onde é necessário um profundo repensar da vida do trabalho, um processo de coaching é fundamental para o emergir de uma tomada de decisão consciente, clara, objetiva.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *